JOSUÉ CLAUDIO DE SOUZA FILHO

Legislatura(s):

• 8° Legislatura (1977-1983)

Biografia:

Filho de Josué Cláudio de Souza e Maria da Fé Xerez de Souza, nasceu em Manaus em 15 de abril de 1946. Fez o curso primário no Colégio Batista do Rio de Janeiro e no Grupo Escolar Nilo Peçanha, em Manaus. Fez o ginasial no Instituto de Educação do Amazonas e cursou o Científico no Colégio Estadual do Amazonas, no Colégio Lafaiete e no Colégio Dom Bosco. É formado em Ciências Administrativas pela Universidade do Amazonas. Casou-se com Raimunda Holanda de Souza (falecida), com quem teve três filhos: Luciana Holanda de Souza Ribeiro, Josué Cláudio de Souza Neto (Josué Neto) e Lorena Holanda de Souza. Casou-se novamente com Kátia Celina Prado Taumaturgo de Souza. Após a morte de seu pai, Josué Filho assumiu o comando da Ródio Difusora do Amazonas. Em 1976, foi eleito vereador de Manaus e presidiu a Câmara Municipal no biênio 1977-1978. Enquanto foi presidente do Poder Legislativo Municipal, assumiu a Prefeitura em várias oportunidades. Disputou a eleição para governador, pelo PDS, em 1982, sendo derrotado por Gilberto Mestrinho, do PMDB. Obtendo 41% dos votos. Foi também deputado estadual por dois mandatos e presidiu a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Em 1989, o então deputado Josué Filho era presidente da Comissão Constitucional da Assembléia e teve importante papel na promulgação da Constituição Estadual. Em quatro eleições parlamentares foi sempre o mais votado. Josué Filho ocupou, ainda, vários cargos públicos nos Governos municipal e estadual: Secretório Municipal de Desenvolvimento Comunitário (1972). Secretório Municipal da Educação, Cultura e Bem-Estar Social (1974). Secretório Municipal de Serviços Públicos (1976). Secretório de Estado da Educação, Cultura e Desportos (1992). Ouvidor-Geral do Estado (1997) e Ouvidor e Controlador Geral do Estado (1999). No ano de 2008, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, por indicação da Assembléia Legislativa. Tornou-se Vulto Histórico do Estado em 2014. Tendo ainda inúmeras medalhas, entre as quais as maiores comendas da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), do Estado do Amazonas, do Exército Brasileiro e Aeronáutica. Eleito o Tribuno do ano no Parlamento Estadual.